Festas Religiosas
 


   JANEIRO
  Dia 06: Ocorre a festa em comemoração ao Dia de Reis no bairro Tupy, com missa e queima de palhinha   No dia de Reis é dia de se guardar os enfeites natalinos e de queimar as folhas da murta (que ornamentam o presépio natalino). A queima das palhas representa o fim das festas pelo nascimento do menino Jesus. Uma tradição seguida há muitos anos.

  Dia 20: Festa de São Sebastião - ocorre no Povoado Alegre com novenas e missas.

 Dia 31: São Lázaro: Defensor contra lepra, úlceras, feridas, dermatoses e mais agonias da pele humana.O santo é representado como um mendigo cheio de feridas. Lázaro é um personagem bíblico que correspondia à figura do pobre na parábola entre o rico e o pobre. Era um homem muito pobre e tinha hanseníase. Nos festejos são realizadas missas, pagamento de promessas com ceia para os cães.

   MAIO
  Mês de Maria (também conhecido como Mês do Rosário) -  Durante todo esse período ocorrem terços nas casas de muitos fiéis e o encerramento ocorre com a Coroação de Maria, na Igreja Matriz. Festa do Divino Espírito Santo - A época de realização da festa varia com as casas, iniciando-se a partir do domingo de Pentecostes – entre Maio e Junho, e continuando até inícios do ano seguinte. Os festejos ocorrem na casa da Sra. Maria Vitória, na Matriz e no Tupy. A festa em geral é realizada num domingo, a derrubada do mastro, na segunda e na terça-feira costuma-se realizar ainda o serramento do mastro. O levantamento do mastro assinala o começo da festa. É feito à noite, com ladainha,batismo, padrinhos, império, caixeiras, música e grande animação, reunindo bastante gente. 

  JUNHO
  Festejo de Santo Antônio - Ocorrem as missas

  Dia 24:  São João

  Dia 29: São Pedro - Ocorre no bairro do Porto com procissão em barcos e canoas


  JULHO
  Dia 25: Festa de São Cristóvão (conhecido como O Santo Protetor de Motoristas) - Ocorre no Bairro São Cristóvão com missas, ladainhas, leilões.

  AGOSTO
  Dia10: Festejo de São Lourenço - no Bairro São Lourenço,com missas, novenas, ladainhas

  Dia16: Festejo de São Roque - Povoado São Roque - acontece às 5h da manhã a Romaria, logo após a Santa Missa e à tarde, a partir das 16h a procissão. À noite encerra com a missa e leilão em frente à igreja.

  SETEMBRO
  Festejo de São Judas Tadeu - Bairro São Judas - Ocorre sempre na última semana do mês - com novenas, leilão.

  OUTUBRO
  Festa de Nossa Senhora dos Remédios (Remedinho) - Ocorre sempre na última semana do mês de outubro. Atrai fiéis de toda a baixada maranhense. Um espetáculo de fé aos católicos e devotos, que todos os anos ali chegam para reverenciar Nossa Senhora dos Remédios. Há todo um ritual e pompa do largo montado na Praça da Igreja que é construída em estilo barroco, com seu altar original do tempo de capela.

  NOVEMBRO
  Festejo de São Benedito - Ocorre no Bairro São Benedito, na última semana do mês, período em que ocorrem as novenas ao santo. Os "novenários" (pessoas que se responsabilizam pelas despesas de um dos nove dias de festa), custeam as despesas desde os foguetes, som, missa e até lanches. Acontece também sempre os leilões. No lava-pratos (sempre às segundas-feiras), tradicionalmente ocorre a apresentação do Tambor de Crioula na Praça em louvor a São Benedito,em frente à Igreja.

  DEZEMBRO
   Dia08: Festejo de Nossa Senhora da Conceição- comemorada em vários povoados do município, sendo tradicional nos Povoados Conceição e Tucum. 13- Festejo de Santa Luzia - acontece na residência da saudosa Izeth Galvão, com rezas, mastro, novenas, batizados e festa dançante. Festejo de São Bento (Padroeiro do município) - Bairro da Matriz - Realizada no município, no período de 13 a 25.12, a festa é realizada com a visita da imagem do santo a cada bairro, que se torna “hóspede” do padroeiro por um dia, retornando à noite à Igreja Matriz, em uma pequena procissão.




Volta
 
   Salvar texto


   Veja também

  Cultura

          Artesanado

  Culinária

  Turismo

  Festas Religiosas