Turismo/Guia

 São Bento faz parte do roteiro integrado do polo turístico regional dos Lagos e Campos Floridos, a que pertencem 14 municípios. Além do nosso, inclui também os municípios de Cajari, Conceição do Lago-Açu, Lago Verde, Matinha, Monção, Pindaré Mirim, Penalva, Arari, São Vicente Férrer, Viana, Vitória do Mearim, Pedro do Rosário e Santa Inês.
Também conhecida como Suíça Maranhense, São Bento destaca-se pela beleza dos campos naturais inundáveis no período chuvoso (campos alagados); por sua história, gastronomia e festejos tradicionais.
Essa região oferece dois cenários diferentes. Um, no período de estiagem, onde os vastos campos naturais ficam secos, aproximadamente por seis meses, geralmente de agosto a janeiro. O outro, o período chuvoso, quando ocorre o aumento do nível das águas nos rios e lagos, inundando os campos, formando extensos espaços alagados que transformam a paisagem

:: Vai visitar São Bento - O que fazer?

Conhecer o Rio Aurá por meio de embarcações é uma boa sugestão para quem gosta de contemplar as paisagens úmidas das planícies de inundações dos baixos cursos dos rios maranhenses, sendo uma terapia visual contagiante. A pesca ainda é exercida de maneira artesanal e como atividade de subsistência de grande parte da população de São Bento-Ma

Visitar a Igreja da Matriz, uma das mais belas da cidade, toda construída em arquitetura barroca, localizada no bairro Matriz, onde "acontecem" todos os anos, no mês de dezembro os festejos de São Bento  (padroeiro da festa). Na época desses festejos, a cidade costuma ficar repleta de visitantes e de seus filhos que retornam para rever a família.
Conhecer as Comunidades Rurais Quilombolas da região (como o Outeiro de Paulo Macaco onde existe uma grande pedra que desperta a atenção das pessoas que visitam o local), além das boas conversas com remanescentes de Quilombos que relatam sobre si mesmos,suas lutas sobre seus antepassados, momento em que o visitante tem a oportunidade de conhecer a história de um povo negro contada pelo próprio negro;

Para quem aprecia as técnicas  de  transformação da raiz da mandioca em farinha, pode aproveitar a visita e conhecer as Casas de Farinha onde é realizada a técnica em pequenas unidades artesanais rurais, com a utilização de equipamentos rústicos e mão de obra familiar ou de colaboradores locais. Ipueira, Belas Águas, Iguarapiranga, Tucum, Outeiro de Maria Justina, Olho d'água dos Moraes, Conceição,  São Jerônimo, Laranjal e Sororoca, sendo estes últimos considerados os povoados que fabricam as melhores farinhas do município.

Conhecer  A lagoa de Sororoca, no povoado do mesmo nome. Coberta de vegetação movediça e que algumas pessoas falam mover-se ao sabor do vento. Lá são encontrados animais lacustres diversos, entre os quais lontras, jacarés e garças. Nesse mesmo local, há uma ilha flutuante, que flutuava durante todo o dia em um lado da lagoa, e amanhecia em outro. A ilha não se move mais, provavelmente devido ao fato de a lagoa estar secando ou por estar presa à terra pelas raízes das árvores.

 


:: Como Chegar lá

Distante 300 quilômetros de São Luis, há acesso via terrestre seguindo pela BR 135 até a altura do municipio de Vitória do Mearim, em seguida seguir pela MA 014 até São Bento. Outra alternativa é por meio da travessia de Ferry-boat até o povoado de Cujupe (Alcântara), depois o de Três Marias, seguindo na MA 014, sentido oposto da cidade de Pinheiro, ou em via alternativa entre as cidades de Perimirim e Palmeirândia. 
São Bento se localiza na Microrregião da Baixada Maranhense, dentro da Macrorregião Norte do Estado. Possui uma área territorial de 459 quilômetros quadrados, com os limites: ao Norte, o município de Palmeirândia; Leste, Cajapió; ao Sul, São Vicente Ferrer; e, a Oeste, o município de Pinheiro.



Volta
 
   Salvar texto


   Veja também

  Cultura

          Artesanado

  Culinária

  Turismo

  Festas Religiosas