Cosme Martins



    

     Nasceu em São Bento, no povoado Belas Águas, aos 27 dias de setembro no ano de 1959. Autodidata com cursos de história da arte brasileira,  desenho artístico, arte moderna do Rio de Janeiro. Suas primeiras pinturas datam de 1979. Participou  do Salão Municipal de São João do Miriti (RJ)    e da “Pintura Jovem”, do Museu de Artes de São Paulo (MASP). Membro integrante dos movimentos modernistas de vanguarda. Seus trabalhos alcançam reconhecimento nacional, destacando-se como ponto alto na pintura brasileira contemporânea. Teve  exposições  coletivas no Estado do  Rio de Janeiro, Np Museu  Nacional de Belas Artes.  Senhor de uma pintura   densa e silenciosa,  aos pouco abandonada o figurativo e assume uma a arte gestual, sóbria e inteligente. A arte de Cosme que o maranhense viu é surpreendente  por vários Aspectos: a evolução do artista num tempo tão estreito; a aquisição de uma linguagem própria sintaticamente contundente e a humildade que permanece e lhe dá oxigênio para investir nestes rasgos de ousadia; “Cosme volta bem adulto” – sic . Jornal o Estado do Maranhão, página 19, dia 29 de maio de 1988 – Marc Berkowitz.- São Luís.
Algumas exposições; no Maranhão –  a Galeria Eney Santana, 1985. Museu Artístico e Histórico do Maranhão (1987). Rio de Janeiro - Exposição Cultural Petrobrás, 1988.  IBEU, Galeria de Arte de Ipanema,   1989 e 1993. Conjunto da Caixa. Exposição no Centro Cultural Cândido Mendes, 1995. Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Niterói, 2006. TNT – Galeria de Arte.  Coletivas no Rio de Janeiro. Arte e Gesso  e 100 anos de Vilas Lobo– Galeria Basílio. Mostra  Petrobrás de artistas novos. Prêmio Abolição de Pinturas. Mão Afro Brasileira em Pintura,  no Rio e no MASP. Galeria de Arte Atual – Santiago-Chile. Exposição itinerante Recife, Ilhéus, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre.  Premiações: Salão de Pernambuco, Salão de Artes Plásticas – Brasília. Salão da Ferrovia (Prêmio Nordeli S.A) Salão Carioca de Artes Plásticas. Salon Dês Antiquerrin et dês Createurs Contemporais Passareller de L’art (Paris-França).  Prêmio Aquisição (BA) Salão de Maio (artista convidado)  – São Luís. Prêmio Abolição de Pintura – Prêmio Viagem a Paris. Convidado para ministrar curso em Post Dan (Alemanha)



Bibliografia / Discurso de Posse / Volta

  
  




Patrono

Coronel Carneiro de Freitas - JOSÉ CARNEIRO DE FREITAS

 Nasceu em São  Luís no ano de 1879 e faleceu nessa cidade aos 8 dias do mês de julho de 1924. Comerciante,  Coronel da Guarda Nacional, guarda-livros,   deputado estadual,  secretário de Estado. Residiu onde foi comerciante




Veja também

Patronos

Fundadores

Ocupantes