José de Ribamar Reis Soares



    

     Nasceu em São Bento (MA), no dia 05 de outubro de 1938, filho de Raimundo Custódio Soares  e de Maria de Jesus Reis Terço. Concluiu o antigo Curso Primário no Grupo Escolar "Mota Júnior" em São Bento (MA), o antigo Ginásio no Colégio Estadual do Maranhão, antigo Liceu Maranhense, em São Luís (MA) e o antigo Científico ou Colegial no Colégio Estadual de Três Corações, em Minas Gerais.
Concluiu o curso de Direito na Faculdade de Direito do Sul de Minas, em Pouso Alegre, Estado de Minas Gerais no ano de 1965; o Curso de Licenciatura Plena em Matemática no ano de 1966, na Faculdade de Filosofia , Ciências e Letras na Universidade de Itajubá, em Itajubá, Estado de Minas Gerais; o Curso de Econometria na Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas, em Itajubá, Estado de Minas Gerais no ano de 1968; o Curso de Estatística na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Três Corações, em Três Corações, Estado de Minas Gerais, no ano de 1968.
Cursou os Cursos de Pós-Graduação na área de Matemática na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Metodologia do Ensino Superior na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo exercido atividades profissionais vinculadas aos antigos Ensinos do Ginásio e Colegial, tendo através de 02 (dois) Concursos Públicos de Títulos e Provas, sido nomeado pelo Governo de Minas Gerais Professor Titular da disciplina Matemática (Aritmética, Geometria e Estatística) para lecionar nos Colégios Estaduais de Três Corações, Estado de Minas Gerais e Vital Brasil, da Cidade de Campanha, Estado de Minas Gerais.
Como Professor Universitário lecionou na condição de Professor Titular, tendo sido aprovado através de análises de títulos, pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, bem assim pelo antigo Conselho Federal de Educação, hoje Conselho Nacional de Educação, ministrando aulas nas disciplinas Fundamentos de Matemática Elementar, Matemática, Cálculo Integral e Diferencial, Geometria Analítica, Estatística, Estatística Aplicada à Educação, Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado e outras disciplinas nos Cursos de Licenciatura Curta e Plena, Ciências Administrativas e Contábeis, Psicologia, Odontologia, Engenharia e outros, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lavras, na Cidade de Lavras, Estado de Minas Gerais, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alfenas, na Cidade de Alfenas, Estado de Minas Gerais, no Instituto Superior de Ciências, Letras e Artes de Três Corações, na Cidade de Três Corações, Estado de Minas Gerais e na Faculdade de Engenharia de Alfenas, Estado de Minas Gerais.
Ainda como Professor, foi visitante da Universidade do Texas, em Austin, San Marco e San Antonio e da Cidade do México. Foi Inspetor de Ensino Superior. Proferiu várias conferências no campo da educação e da cultura.
Exerceu as funções de Presidente do Conselho Municipal de Arte e Cultura de Três Corações, da Cidade de Três Corações, Estado de Minas Gerais, durante 17(dezessete) anos, tendo realizado 15(quinze) Concursos de Poesias e 03(três) de Contos.
Professor de Matemática do Governo do Estado do Maranhão, em São Bento (MA), no Centro de Ensino Dom Luís de Brito. Consagrado advogado com atuação em todo o Estado,  inclusive nas  altas Cortes do Brasil. Literato com poemas publicados.

Eleito em 18 de março de 2003, empossado em São Bento aos 16 dias de agosto de 2003.

Núncio Cultural da Academia em São Bento.

Recipiente Joaquim Sales de Oliveira Itapary Filho




Bibliografia / Discurso de Posse / Volta

  
 

Veja também


Patronos

Ocupantes

Correspondentes