Maria da Conceição Brenha Rapôso



    

     Nascida a 13 de janeiro de 1948. Formação Universitária: graduada - Licenciatura em Pedagoga: habilitação – Orientação Educacional (UFMA). Pós-Graduação – Especialização em Administração Educacional – Centro de Ensino Técnico de Brasília, com  participação em treze cursos, promovidos pela UFMA. Mestrado em Educação -  IESAE- FGV; Doutorado em Ciências Humanas PUC (Rio de Janeiro). Nove   Cursos de Extensão e Atualização, dos quais: Educação de Adultos e  Desenvolvimento  de Comunidades na América Latina.- Morelos (México); Preparação de Coordenação para Centro de Estudos Supletivos – CETEB – Brasília;  Estrutura, Funcionamento e Doutrina do Ensino Supletivo  - MEC; Educação de Base – Instituto de Serviço Social de São Paulo.  .. Experiência  Profissional exercida na UFMA; Professora Adjunta; Bolsista do Programa de Incentivo  à Pós-Graduação (FAPEMA; Professora Visitante,  Participante do Mestrado em Políticas Públicas e do Mestrado em Educação. Participação, Coordenação e Consultoria em inúmeras  atividades. Oito Orientações e Dissertações de Mestrado. Membro de Bancas Examinadoras e Monografias, Concursos Públicos e Seleções. Tese de Doutorado – A Política Educacional do Maranhão (USP).  Dezenas de trabalhos técnicos, conferências e teses    alusivos aos problemas do Maranhão e do Nordeste. Trabalhos publicados em  livros: Cartilha João de Barros,  Movimento de Educação de Base (discurso), A Dimensão Pedagógica dos Movimentos Sociais no Campo. - Artigos editados em revistas  de São Luís, Fortaleza, Natal e Brasília. Ex-secretária de Educação  do Maranhão, assessora pedagógica do Ministério da Educação. Atividades Técnicas: Supervisora do Movimento de Educação de Base, do Projeto “João de Barros”, Supervisora do Projeto VEJA, vice-diretora do 2º grau do Liceu Maranhense, diretora do Departamento de Ensino Médio do MEC. 


Eleita e empossada aos 18  dias de abril de 2002


Bibliografia / Discurso de Posse / Volta

  
 

Veja também

Patronos

Fundadores

Correspondentes