Moisiel França Rocha



    

     É com muita emoção e fascínio, que ingresso nesta gloriosa academia. Constitui-se para mim uma grata surpresa e grande honraria.
Ao tomar posse nesta augusta Academia Sambentuense e passando a ocupar a cadeira de número 29 que pertencera ao Dr Raimundo dos Santos Matos, advogado formado na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, que dedicou-se à advocacia e fez jus pelo conceito de sua inteligência, no foro daquela capital. Um forte sentimento de amor à terra, à nossa gente, inflama meu pensamento. Hoje, estou sendo convocado não para uma trincheira isolada, mas para uma reunião de alto-comando, para participar de um estado-maior das letras e das artes, cujas decisões são da maior importância para o desenvolvimento e a cultura de nosso povo. Não me imaginava como membro desta Academia, mais não posso negar que a minha boa vaidade agradece. E a partir deste momento, dou início a uma das minhas caminhadas mais emocionantes e desafiantes da minha vida; por coincidência o lugar é novamente esta escola aonde dei meus primeiros passos rumo ao conhecimento literário e aprendizado da valorização da amizade, do companheirismo e da convivência em grupos sociais distintos.
É bastante conhecida a máxima que há homens que optam por fazer de suas vidas uma missão para mudar a história. Não veem ao mundo a passeio: Estão sempre a serviço de algum ideal, alguns projetos grandiosos, em continuo exercício de uma ambição virtuosa. Homens que pretendem transformar a própria vida em exemplo que nos arrasta. E é com esse mesmo pensamento que me apresento diante dos senhores para juntos somarmos em prol da nossa comunidade, da nossa gente!
Desta forma, e com a verve do bom São-bentuense que não foge do seu destino e enfrenta todos os desafios que o Criador coloca na sua frente, espero, com o auxílio inestimável dos ilustre confrades e confreira, e com a serenidade inspirada nos espíritos superiores sempre me apresentar a altura do título que hora sou agraciado. É na qualidade de aprendiz que chego hoje a esta academia, mais com a bagagem de quem já tem trabalhos realizados na área do Esporte e da Cultura nesta cidade. E a intenção de fazer muito mais, portando sem falsa modéstia sou aquele que como disse anteriormente veio para somar junto aos senhores e senhoras.
Finalmente, quero agradecer a todos os familiares e amigos, especialmente a minha esposa, Ana Raquel e meus filhos Manuela, Gabriel e Isabela Rocha, pelo apoio, compreensão e estímulo que sempre me dedicaram. Agradeço a Deus a cima de tudo e também aos meus agora confrades.

Obrigado!

    Moisiel Rocha
05 de setembro de 2015 




Bibliografia / Discurso de Posse / Volta

  
 

Veja também

Patronos

Fundadores

Correspondentes