Arquivo 2015 -Posse Acadêmica


Moisiel Rocha, Lucimar Salles e Jorge Matos

Nos dias 3, 4 e 5 de setembro de 2015, a Academia Sambentuense se reuniu em São Bento para posse dos novos acadêmicos Jorge de Ribamar Castro Matos (Jorgão), Lucimar Salles de Andrade e Moisiel França Rocha (Branco). Na ocasião foram agraciados com placas comemorativas, diversas personalidades da nossa comunidade em reconhecimento por seus relevantes serviços prestados a nossa cidade nas áreas da cultura, religião, esporte, culinária e outras.
Em evento realizado no auditório Paroquial que contou com a presença da senhora secretária de Educação Isanéa Dias dos Santos, Waldemiro Viana, membro da Academia Maranhense de Letras,  prestigiados pela comunidade. O Presidente Joaquim Melo deu início a progamação solicitando às suas confreiras Edna Antonio Pinheiro Costa, Maria de Nazaré Farias e Lourdes França que recebecessem os novos acadêmicos a serem  empossados.
Em seus discursos de posses, todos destacaram a satisfação por suas eleições à aquela instituição e reafirmaram o compromisso em participarem ativamente de todas as atividades da Academia , em defesa da mesma e da comunidade em geral.
 
Na manhã do dia 4 de setembro o encontro foi na Praça Carlos Reis, onde em parceria com a Secretaria de Cultura e de Educação do município, a Academia inaugurou o Jardim de Academus, ou então  Panteão Florestal em homenagem aos acadêmicos falecidos e as demais autoridades e personalidades locais.

Logo em seguida houve visita ao Centro Educacional Dom Luís de Brito, quando a Academia ofereceu um banner  com foto do homenageado  expressando à  abertura  do Ano do Centenário de falecimento dele, Dom Luís de Brito. Na oportunidade os academicos foram recebidos com lanches pela diretora Cita Moniz, que os conduzio ao auditório para palestra proferida pelo acadêmico Padilha alusiva ao patrono do estabelecimento.

Em continuidade a progrmação a que proposta; a Academia  se reuniu novamente no Auditório João Piamarta, e dessa vez para homenagear o maestro Dr. Antônio Francisco Padilha, Arquimedes Vale, Joaquim Itapary e Sanatiel Pereira, acadêmicos que se destacaram no corrente ano. Foram prestados pleitos também a 16 figuras são-bentuenses com úteis serviços dedicados a São Bento, com entrega de placas, celebrações de cânticos, danças, declamações, etc.  Isabel Padilha, Reginaldo Castelin Frade (Nato Cascavel), Padre Lourenço,  Maria José Carvalho (Zeca Marajá), Conceição de Maria Ribeiro Melo, Fortunada Moniz,  Irmãs Josefinas, Walmir Bastos Ribeiro, Fátima Bacalhau

Às doze horas os academicos foram recepcionados pela diretora Ana Maria Teixeira, na Casa de Cultura José de Adriano Costa, entidade que nessa data celebrava seu décimo quarto aniversário de instalação.

Acadêmicos presentes:  Maria de Nazaré Farias,  Manuel de Jesus Sousa, Joaquim Itapary,  Joaquim Ribeiro Melo,  Antônio Francisco Padilha, Álvaro Melo,  Edna Pinheiro, José Franco da Costa,  Lourdes Lobato França, José Benedito de Almeida Brito,  José de Ribamar da Cruz Oliveira, Luiza Aragão, Lourival Pinheiro, Arquimedes Vale.

Convidados: Casal Waldemiro Viana e Yara Maria Brito, Joana Bitencourt - presidente da Academia Pinheirense.

Por: Vavá Melo
 











2016

Academia encerra suas atividades com  a  já costumeira costumeira confraternização Natalina. 

Saiba mais

Magnifica e eufórica a sessão de posse da diretoria da Academia Sambentuense, ocorrida dia 20 de abril, no Conselho Regional de Medicina. 

Saiba mais

Em 2 de setembro a Academia tornou-se mais enriquecida com assunção dos acadêmicos Waldemiro Antônio Bacelar Viana e Maria da Graça Costa e Costa, nas Cadeiras 2 e 17, respectivamente.

Saiba mais





Outros



Acervo fotográfico de eventos realizado pela academia

Aguarde




Volta