Arquivo 2016 - Posse Academica


Waldemiro Viana e Graça Costa

  Academia Sambentuense em São Bento, encontro marcado de saudades.
Emocionante, proveitoso e festivo o encontro da Academia Sambentuense em São Bento.
Toda a programação em clima de cordialidade foi fielmente realizada.
Visita às dependências do Recanto da Paz.

Almoço na residência de Amélia Lopes Sousa. Variado e saboroso o cardápio. Comidas da terra, como todos desejavam. Às 17 horas, na Padaria do Sr. Bento, presentes todos os membros da comitiva , foi prestada a homenagem de encerramento da celebração do aniversário do estimado confrade Joaquim Itapary, surpreendido com o descerramento feito por ele, presidente de honra e pelo presidente Joaquim Melo, da placa:
"Cá, há 80 anos nasceu o erudito beletrista e fulgurante intelectual Joaquim Itapary.
Homenagem da Academia Sambentuense, em 23 de abril de 2016."


   A saudação proferida pelo seu amigo Vavá, aludiu-se à data, a importância histórica, às famílias da época com seus costumes. Afirmou o dever e satisfação da Academia em prestar-lhe tão justo e obrigatório preito. Itapary, diante do impactante sincero carinho, visivelmente sensibilizado foi calorosamente cumprimentado.


Auditório João Piamarta: a Academia tornou-se mais enriquecida com assunção dos acadêmicos Waldemiro Antônio Bacelar Viana e Maria da Graça Costa e Costa, nas Cadeiras 2 e 17, respectivamente. Foram saudados pelo membro Álvaro Melo. Cumprindo a praxe acadêmica, foram empossados. As belas peças oratórias serão publicadas no site da entidade.

  A confreira Joana Bitencourt, presidente da Academia Pinheirense, na pessoa de sua filha, ilustrou a posse de Waldemiro, com a impecável declamação do soneto São Luís – velha catita, de autoria de Fernando Viana. Com a chegada do vereador Isaney Dias, a sessão foi rapidamente reaberta para que o ilustre camarista entregasse, de sua autoria, o titulo de Cidadão de São Bento .ao acadêmico Waldemiro Viana. Agraciado pelo imprevisto louvor, apenas conhecido de Vavá Melo, o novo são-bentuense sentimentalizou seu agradecimento

       

  Enquanto. o acadêmico Arquimedes Vale autografava seu livro – Em cantos de chão bento, serviam o coquetel, Waldemiro Viana doava livros de sua autoria, e a professora Eunice Brússio apresentava o seu.

  


  No dia 3, às 9 horas. Comovente homenagem na Praça Carlos Reis à memória do saudoso Manuel de Jesus Sousa, com o plantio da palmeira que leva o nome dele, trazida pelos seus filhos, adubada com as cinzas da cremação dele. Foi um instante de tristeza, de saudades, que atingiu a todos. Encerrou-se com preces. No mesmo dia foi realizada uma visita à residência da confreira Lourdes Lobato França para visitação de telas de sua lavra e parabenizar o esposo Arão França, aniversariante do dia 8 de setembro. Ofereceram uma farta merenda, com variados e deliciosos quitutes, entre os quais: queijo por eles fabricado, beijus e o verdadeiro arroz de toucinho.

      



Contato: Academia Sambentuense
E-mail
: academiasambentuense@hotmail.com 
 











2015







Nos dias 3, 4 e 5 de setembro de 2015, a Academia Sambentuense se reuniu em São Bento para posse dos novos acadêmicos.

Saiba mais
2016

Academia encerra suas atividades com  a  já costumeira costumeira confraternização Natalina. 


Saiba mais

Magnifica e eufórica a sessão de posse da diretoria da Academia Sambentuense, ocorrida dia 20 de abril, no Conselho Regional de Medicina. 

Saiba mais


Outros



Acervo fotográfico de eventos realizado pela academia

Aguarde




Volta