Moisiel França Rocha



    

     Nasceu ao 30 dias de julho em São Luís MA. Filho de José Maria Ferreira da Rocha e Benta França Rocha, foi levado para São Bento aos 20 dias de vida, registrado como sambentuense no cartório do primeiro oficio de São Bento. Cursou o ensino primário no Grupo Escolar Paroquial (São Bento), mais tarde mudou-se para São Luís onde terminou o ginásio na escola Ateneu Teixeira Mendes onde esteve a frente do grêmio estudantil por dois anos atuando em defesa dos interesses da classe estudantil.  Retornou para São Bento e participou da campanha eleitoral que elegeu seu pai ao cargo de prefeito da cidade no ano de 1989. Na administração municipal, exerceu o cargo de secrétario de administração e desenvolveu projetos na área do esporte, dentre eles destaca-se a idealização e implantação de um Campeonato de Futebol de Salão realizado por quatros anos seguidos, participou do inicio do que mais tarde tornou-se o primeiro jogos escolares São-bentuense, apoiou a Liga Esportiva Sambentuense em seus campeonatos e junto a seleção São-bentuense. Na cultura; estruturou e organizou o pleno funcionamento do Clube dos Jovens, situado no bairro Outra Banda, desenvolveu e implantou em 2015 um projeto para o resgate das brincadeiras tradicionais do carnaval são-bentuense através de parceiras com membros de um grupo no facebook intitulado "Filhos de São Bento-MA" de sua autoria.
Funcionário publico, com formação de piloto-privado brevetado em 1994 pelo Aeroclube do Maranhão onde mais tarde veio a ocupar o cargo de diretor técnico, exerceu a função de copiloto na Cururupu táxi aéreo, curso técnico de web disigner em 2001 pelo SENAI.
Como cronista manifesta sua extraordinária alegria de viver e seu amor por suas raízes, além de sua preocupação com o bem estar do ser humano. Com um estilo saudosista, lírico e bem humorado, suas crônicas traduzem o amor pela sua terra e a visão do seu comprometimento com a realidade social e a defesa de sua gente. Escrevendo textos nos quais defende os seus pontos de vista, tem sido alvo de admiração tanto pelas crônicas como pelo desejo de resgatar as raízes culturais do seu torrão


Eleito e empossado aos 5  dias de setembro de 2015



Bibliografia / Discurso de Posse / Volta

  
 

Veja também

Patronos

Fundadores

Correspondentes