São Bento e seu Turismo
 


 São Bento possui como característica marcante: a boa hospitalidade do seu povo e o clima agradável da cidade. Com uma rede hoteleira de boa qualidade, paisagens belíssimas e diversos pontos propensos à visitação, a cidade ainda não despertou para o potencial turístico que tem. As principais atrações são os tradicionais festejos religiosos como Remedinho no bairro Outra Banda, São Benedito no bairro de mesmo nome e São Roque que fica no povoado distante 5 km do Centro da cidade, deixando assim um vasto leque de opções que podem ser explorados. 

No Bairro do Porto está a Igreja Matriz, uma das mais belas da cidade, seu interior trabalhado com imagens no teto é uma atração à parte. Na época de festejos, a cidade costuma ficar repleta de visitantes e de seus filhos que retornam para rever a família.
Outro ponto forte é sem dúvida o carnaval. Apesar de sofrer a degradação e influência da cultura Baiana com seu axé e a discrepância do forró elétrico originário do Ceará, esse evento costuma juntar um grande número de foliões nas praças Carlos Reis e a de Eventos.


Quem visitar a cidade encontrará uma estrutura satisfatória de restaurantes, bares e lanchonetes. Todos bem localizados e dentro dos padrões de higiene e limpeza esperado para quem deseja ser bem frequentado, o que torna esse aspecto mais uma boa qualidade da cidade. O entardecer visto nos bares instalados na barragem que dá acesso à  cidade vizinha de Bacurituba, é programa obrigatório que deve ser realizado.


O doce de leite, o sequilho e o queijo que renderam para a cidade o título de Suíça Maranhense são bagagens certas no retorno desse passeio agradável. Não deixe de guardar espaço também para a farinha d’água sempre torradinha e a boa cachaça de nome Faísca. Alguns desses produtos como é o caso da cachaça e a farinha d'água, podem ser encontrados nas quitandas e no comércio em geral, porém as mais saborosas costumam ser as que são vendidas nas quitandas e pequenos comércios. Já o queijo, o doce de leite e o sequilho, existem casas especializadas na "fabricação" e revenda desses produtos.


 Em número bem menor e aos poucos trocadas por mercearias e supermercados modernos que acompanham a evolução e tecnologia, as quitandas são sem dúvidas algumas merecedoras de uma visita para tomar aquela cerveja gelada sentado em mochos e apoiados no balção que separa o proprietário do cliente. O papo agradável do proprietário sempre nos atualiza e nos coloca a par dos últimos acontecimentos e da agenda cultural para a noite na cidade. Dentre os remanescentes, João do Sangue no bairro Outra Banda e Mutuca ao lado do Hospital São Bento.


O município de São Bento - MA,  possui notável beleza paisagística, grande diversidade de recursos naturais e culturais, atribuindo-lhe potencialidade para o desenvolvimento do turismo sustentável, que deve ser pensado à luz das estratégias do desenvolvimento sustentável, com base no planejamento racional e integrado da atividade. Para o desenvolvimento do turismo devem-se envolver atores sociais como comunidade, turistas, órgãos governamentais, não governamentais e empresas do trade turístico. Nesta perspectiva a comunidade residente é de fundamental importância para o desenvolvimento do turismo, seja na apresentação dos modos de vida e de saberes tradicionais, seja no tocante aos aspectos culturais: música, danças e culinária; assim como nos conhecimentos tradicionais sobre o ambiente natural de onde retiram seu sustento, através de atividades como a pesca, agricultura e o extrativismo. Afinal, o turismo deve servir como alternativa complementar a essas atividades econômicas tradicionais. Desta forma, o pescador poderá utilizar sua canoa de pesca para passeios com turistas, as quebradeiras de coco babaçu poderão se organizar como condutoras ambientais e realizar a imersão do turista na floresta revelando aspectos do saber tradicional repassado de geração a geração.

 




Volta
 
   Salvar texto


   Veja também

  Cultura

          Artesanado

  Culinária

  Turismo

  Festas Religiosas